FORMAS EM PERSPECTIVA VISUAL

 PERSPECTIVA VISUAL - CONTEXTO TEÓRICO

 

DEFINIÇÃO

Perspectiva Visual é a representação de figuras, formas ou objectos de maneira como elas aparentam ser com base no princípio de ilusão óptica.

É uma técnica artística usada para representar objectos tridimensionais em uma superfície bidimensional de forma que pareçam realistas e proporcionais. Essa técnica baseia-se na maneira como os objectos parecem diminuir de tamanho à medida que se afastam do observador, seguindo as regras da geometria e da óptica

 

ELEMENTOS DA PERSPECTIVA VISUAL

Os principais elementos na representação de uma forma (figura/objecto) em perspectiva visual são:

Linha (Raio) do Horizonte (LH) – é a linha que representa o nível dos olhos do observador. Com base nesta linha, o observador consegue representar a parte superior ou inferior dos objectos evitando qualquer contradição óptica ou geométrica;

Raio (Linha) Principal (RP) – é a linha vertical que cria a simetria do campo visual do observador;

Ponto(s) de Fuga (PF) – é o ponto (ou são os pontos) existente(s) na linha do horizonte (até 2 pontos) onde convergem as linhas que partem dos objectos; Se os pontos forem 3, o 3º localiza-se no Raio Principal;

 Raios (Linhas) de Fuga (RF) – são linhas que se estendem do objecto/forma até o ponto de fuga, criando a ilusão de profundidade.

CLASSIFICAÇÃO DA PERSPECTIVA VISUAL QUANTO AO NÚMERO DE PONTOS DE FUGAS

De acordo com o número de Pontos de Fugas, existem 3 tipos de representação de figuras/formas/objectos em Perspectiva Visual:

 Perspectiva Visual a 1 Ponto de Fuga – é aquela em que, baseando-se em um paralelepípedo ou cubo envolvente:

o   As arestas horizontais (ou largura ou comprimento da forma – figura/objecto) são paralelas a Linha do Horizonte;

o   As arestas verticais (altura da forma – figura/objecto) são perpendiculares a Linha do Horizonte;

o   As restantes arestas (ou largura ou comprimento da forma – figura/objecto) são convergentes no Ponto de Fuga. 

Hipoteticamente considerando, pode-se afirmar que as linhas que partem da largura convergem para o ponto de fuga, as linhas que partem do comprimento são paralelas a Linha do Horizonte e as linhas que partem da altura são perpendiculares a Linha do Horizonte.

Perspectiva Visual a 2 Pontos de Fuga – é aquela em que, baseando-se em um paralelepípedo ou cubo envolvente:

o   As arestas horizontais (largura ou comprimento da forma – figura/objecto) são convergentes nos Pontos de Fuga (PF1, PF2);

o   As arestas verticais (altura da forma – figura/objecto) são perpendiculares a Linha do Horizonte.

·       Hipoteticamente pode-se afirmar que as linhas que partem da largura são convergentes no ponto de fuga 1, as linhas que partem do comprimento são convergentes no ponto de fuga 2 e as linhas que partem da altura são perpendiculares a Linha do Horizonte.


ec   Perspectiva Visual a 3 Pontos de Fuga – é aquela em que, baseando-se em um paralelepípedo ou cubo envolvente:

o   Todas as arestas (largura, comprimento ou altura da forma – figura/objecto) são convergentes nos Pontos de Fuga (PF1, PF2, PF3).

Hipoteticamente pode-se afirmar que as linhas que partem da largura do paralelepípedo são convergentes no ponto de fuga 1, as linhas que partem do comprimento são convergentes no ponto de fuga 2 e as linhas que partem da altura são convergentes no ponto de fuga 3.

Para este caso, o ponto de fuga 3 localiza-se acima ou abaixo da linha do horizonte e está contido no Raio Principal (eixo perpendicular a LH).


De forma genérica, pode-se sintetizar que, baseando-se no modelo de cubo ou paralelepípedo:

  • PV a 1PF é a convergência de arestas de 1 face (comprimento) num total de 3;
  • PV a 2PF é a convergência de arestas de 2 faces (comprimento, largura) num total de 3; 
  • PV a 3PF é a convergência de arestas de 3 faces (comprimento, largura, altura) num total de 3;


IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO DA PERSPECTIVA VISUAL

A perspectiva visual tem uma ampla gama de aplicações e é de extrema importância em várias disciplinas, especialmente nas artes visuais, arquitectura e design.

Aplicação

a)      Arte e Pintura:

o    Criação de Profundidade: A perspectiva visual permite aos artistas criar a ilusão de profundidade em suas obras, fazendo com que figuras e cenários pareçam tridimensionais;

o    Realismo: Ajuda a representar objectos e cenários de forma realista, respeitando proporções e distâncias;

b)      Arquitectura:

o    Desenhos e Plantas: A perspectiva é usada para criar desenhos técnicos e plantas que mostram como os edifícios e estruturas irão aparecer no espaço real;

o    Visualizações e Modelos: Permite a criação de visualizações precisas de projectos arquitectónicos, ajudando clientes e construtores a entenderem melhor o projeto;

c)      Desenho Técnico e Engenharia:

o    Projectos e Esquemas: Utiliza-se a perspectiva para elaborar esquemas detalhados de máquinas, peças e sistemas, facilitando a produção e montagem;

o    Simulações: A perspectiva é essencial para criar simulações realistas de produtos e sistemas;

d)      Design Gráfico e Digital:

o    Animações e Modelagem 3D: Em animações e modelagem 3D, a perspectiva é crucial para criar cenas e personagens que parecem realistas;

o    Jogos de Vídeo: Os jogos utilizam a perspectiva para criar mundos virtuais que imitam a realidade, proporcionando uma experiência imersiva;

e)      Fotografia e Cinema:

o    Composição de Imagens: Fotógrafos e cineastas usam a perspectiva para compor imagens e cenas que capturam a atenção e conduzem o olhar do espectador;

o    Efeitos Visuais: Técnicas de perspectiva são usadas para criar efeitos visuais e truques de câmara que melhoram a narrativa visual;

Importância

  • Realismo e Credibilidade: A perspectiva adiciona realismo às representações bidimensionais, tornando-as mais críveis e fáceis de interpretar;
  • Comunicação Eficaz: Facilita a comunicação de ideias complexas de forma clara e compreensível, especialmente em campos técnicos como a engenharia e arquitectura;
  • Engajamento Visual: A utilização correcta da perspectiva pode criar composições visuais mais interessantes e envolventes, atraindo e mantendo a atenção do público;
  • Planejamento e Execução: Em projectos arquitectónicos e de design, a perspectiva é essencial para o planejamento preciso e a execução de construções e produtos;
  • Desenvolvimento de Habilidades Artísticas: Estudar e aplicar a perspectiva ajuda artistas e designers a desenvolverem suas habilidades de observação e representação, aprimorando sua técnica e criatividade.

 

 

 

 

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